quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Escatologia: Tempos do Fim? - Pb. Dametto

Ditado popular enfatiza que “não há bem que sempre dure e nem mal que não se acabe”. E, convenhamos, a filosofia popular é sábia! Sempre traz na sua esteira bons ensinamentos.
É mais ou menos como a natureza, que nos mostra que na vida tudo tem o seu ciclo. A flor que pela manhã floresce, a tarde fenece; o sol que se vai, a noite que chega, e a aurora que se repete. É o ciclo da vida que se renova.
O livro de Eclesiastes (capítulo 3), diz que “Tudo tem o seu tempo determinado; que há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”.
O meio ambiente já dá sinais de desgaste e é de se crer que o processo seja irreversível. A degradação da natureza está sendo progressiva. Quanta coisa deixou de existir a partir da pré-história? Animais, espécies de plantas e pássaros! O homem mesmo começa a morrer a partir do momento em que nasce.
A história da civilização, com base na Estátua de Nabucodonosor, cuja cabeça de ouro representava a Babilônia, revela o decréscimo de valores na sucessão dos impérios nela figurados.
Sucessivamente: Império Medo-Persa (peito de prata); Império Macedoneo, por Alexandre, o Grande (quadril de bronze); Império Romano (pernas de ferro e barro) que, derrotado pelos hérulos, estabeleceram os pés de barro.
De acordo com a Bíblia, em conexão com profecia de Daniel, a Estátua seria destruída por u´a mão, sem auxilio de homem e tudo se transformaria num monturo.
À medida em que os impérios foram se sucedendo os valores foram decrescendo.E assim tem sido o comportamento do mundo, mesmo com respeito as coisas que nos falam mais de perto. Por exemplo: onde estão os grandes compositores (clássicos), as grandes orquestras populares, os grandes políticos, os grandes inventores, os grandes cientistas? Se foram e não deixaram sucedâneos.
Na verdade estão sendo substituídos, porém, não por valores equivalentes.

Pb. Dametto serve na Igreja Luz do Mundo (Central em Londrina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário