domingo, 1 de maio de 2011

História




A Igreja Evangélica Luz do Mundo, que juridicamente passou a existir a partir de 1972, tem uma bonita história cujo início remonta às primeiras clarinadas de 1950.

Conta a irmã Almerinda Plínio que a Igreja nasceu por inspiração de um pequeno grupo que se reunia no Instituto e Seminário Bíblico de Londrina (ISBL) e que, por receber o batismo com o Espírito Santo, foi impedido de continuar congregando ali. O pastor David, responsável pela igreja que existia no local, não aceitava o que era considerado nova doutrina até porque à época, não estava suficientemente dinamizada, pelo menos entre nós.

A partir daí o Grupo, que era liderado pelo irmão Manoel Francisco Araujo o (Nezinho), passou a reunir-se na casa deste, sem, contudo, perder a visão de um teto que num futuro próximo pudesse abrigá-lo, o que foi possível numa dependência da Igreja Elim.

O fato permitiu maior comodidade ao grupo que, em franco desenvolvimento, vez por outra encontrava dificuldade de espaço levando-o da cozinha da casa do Nezinho, onde se reunia para um salão na Avenida São João, providência que a partir daí foi modelando a nova Igreja que ia assumindo novos perfis.

Nessa época, entre outros, chegavam os irmãos Jacob Murge e família, além da família do irmão Sin Clair e outras, permitindo que a Igreja estendesse já um dos seus braços para a cidade de Assaí, onde ficaria sob os cuidados do irmão Delamuta.

Nessa época o irmão Nezinho, que não tinha ainda membros da sua família convertidos recebeu uma agradável surpresa: sua mãe, a sra. Maria de Jesus, veio a converter-se fato que acendeu o ânimo do Grupo, dando margem ao nascimento do Avivamento Bíblico, que foi fortalecido com a instalação de uma tenda em Londrina, trazida por um grupo de servos de Deus da Igreja de Jaçanã (SP) e do qual faziam parte: Alídio Flora Agostinho, Dr. Oswaldo Fuentes, Joâo Becatti, liderados pelo pastor Mario Roberto Lindiström, que se revezavam periodicamente para atender a obra que se desenvolvia sob fervoroso entusiasmo.

Com a implantação da Igreja, o pastor Domingos Roque de Pinho, transferindo-se de Assaí para Londrina, assumia a direção do Movimento que hoje é uma realidade em Londrina onde mantém quase uma vintena de congregações, além de várias espalhadas pelo território nacional.

A partir da existência da Igreja Luz do Mundo (22 de outubro de1972), como instituição jurídica o trabalho a que se propunha vai tomando forma e se definindo sob um ritmo de constante evolução.

Para que não viesse a sofrer interrupções Deus providenciava obreiros que se alternavam resultando na fixação do irmão Domingos Roque de Pinho, como pastor da recém criada Igreja.

A Instituição, como Igreja visível e em face do progresso significado no arrolamento constante de novos membros, passa a exigir um local mais amplo para que pudesse oferecer melhor acomodação e, paralelamente, libertar-se das andanças e do aluguel.

Na busca desse local ideal, não por acaso, encontrou um terreno na Rua Rio Grande do Sul, 420, onde então a sua sede veio a ser construída e onde se encontra até hoje, ainda em ritmo de expansão atestado pelo novo templo que começa a ser construído ao lado, com capacidade prevista para 1000 pessoas.

Para este efeito, realiza-se um esforço concentrado com a adesão de todos os membros que, desejosos de ver a obra concluída emprestam esforços significativos.

Texto retirado do blog: igrejaluzdomundoportofeliz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário